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A disponibilidade para renovação ou novas outorgas de água comum é cada vez mais debatida e disputada pelos Comitês de Bacias Hidrográficas. Há dez anos, fiz uma previsão que 2016 seria o início do ano crítico de novas outorgas e provável falta de água, no eixo Rio-São Paulo.

O verão deste ano, sem chuvas e com umidade relativa do ar baixa, faz com que o debate de uma política de água potável seja mais do que urgente e necessário por parte de nossos governantes.
 
Por outro lado, o nosso setor tem que compreender o verdadeiro papel que a sociedade e as autoridades esperam de nós, e devemos estar atentos às mudanças de paradigmas e tendências de mercado no denominado setor de bebidas frias. Embora nosso produto seja alimento, infelizmente o fisco não entende dessa forma.
 
A edição de 06/02/2014 da Folha de S.Paulo noticia que a Coca-Cola irá revolucionar o mercado de refrigerantes, propiciando aos consumidores a fabricação do seu próprio refrigerante em casa, por meio de processo semelhante e de sucesso ao dos cafés em cápsulas.
 
Entendo que isso nos dá a certeza de termos que assumir a cadeia de valor urgentemente, porque não haverá refrigerante ou café em cápsula, sem água de qualidade.
 
A distribuição hoje é, em sua esmagadora maioria, terceirizada, e não gerenciamos e/ou administramos o verdadeiro valor da nossa água mineral.
 
Temos o ônus financeiro e tributário do recolhimento do ICMS Substituto, e ainda por cima, não somos responsáveis pela precificação de nossa água mineral para o comércio varejista. No caso do garrafão de 20 litros a situação é calamitosa, pois o distribuidor define as regras da precificação ao consumidor final, e ainda quer impor o preço de compra nas fontes de água mineral.
 
Faz parte de nossos objetivos para este ano a luta incessante de reivindicar, junto aos governos estaduais, a inclusão da água mineral na cesta básica, e reduzir a carga tributária para 7%.
 
Não podemos esquecer que o estado de Santa Catarina já fez essa correção de tributação, e devemos ter como foco esse objetivo, e não o que está acontecendo em alguns estados brasileiros, onde se pensa primeiro em fazer reserva de mercado. Somos uma República Federativa e temos que ter igualdade de competição.
 
A água mineral natural é um alimento indispensável à saúde da população brasileira. Ela chega onde a água de rede pública não consegue ir, e não podemos pagar mais impostos do que as bebidas diet, light e açucaradas, denominadas “bebidas frias” pelo fisco nacional.
 
Está mais do que na hora de assumirmos definitivamente a cadeia de valor de nosso setor. O cenário é promissor e requer de nossa parte atitude de coragem para fazê-lo.
 
Tenho a certeza de que todos nós vamos refletir sobre essa necessidade, pois quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
 
A vitória é a arte de prosseguir, quando os outros desistem.
 
Carlos Alberto Lancia
Geólogo e Presidente

 

 
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