Chaussures Ugg Soldes Botte Ugg En Solde
Água pesa no cálculo do PIB verde

Água pesa no cálculo do PIB verde

 

O IBGE também está trabalhando para que a água seja o primeiro patrimônio ambiental incorporado às contas nacionais do Brasil. Os ativos serão mensurados em volume e valor, incluindo o consumo doméstico, industrial e agrícola. Será o primeiro passo para o país ter seu Produto Interno Bruto (PIB) verde. O IBGE foi autorizado a criar um grupo para calcular a conta da água, por portaria interministerial do Meio Ambiente e do Planejamento, publicada em 30 de maio de 2012 no Diário Oficial da União.
Incluir nas contas nacionais o levantamento dos estoques de água e seu gasto pelos agentes econômicos, assim como seu valor correspondente, não é uma tarefa fácil. Mas ter tudo isso valorado permite fazer escolhas. Esse tipo de informação ambiental é muito importante para a formulação de políticas públicas, por exemplo.
Após o cálculo da conta ambiental da água, o IBGE quer medir o patrimônio das florestas e da energia do país. Outros indicadores ambientais, como a extração mineral, que inclui o petróleo, minérios e metais, ainda não constam do cronograma da instituição. “Os recursos naturais do Brasil são muito extensos, o que vai demandar muito esforço e tempo do IBGE”, diz Wasmália Bivar, presidente do IBGE.
O IBGE vai ter um cronograma para divulgação dos levantamentos feitos para o cálculo da conta ambiental da água, juntamente com a divulgação anual do PIB, para que se possa saber como a questão ambiental influiu nos resultados econômicos do país.
Para discutir a nova metodologia de cálculo das contas econômico-ambientais já padronizadas em nível global, o IBGE abrigou o Comitê das Nações Unidas de Especialistas em Contas Econômico-Ambientais (Unceea), ligado à divisão de estatísticas das Nações Unidas.

 

 
© 2012 Água & Vida
Desenvolvido por TGTSTUDIO.com.br